quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JEANNE-MARIE CHAVOIN

     Filha do campo, Jeanne-Marie Chavoin cresceu com pouca educação formal, mas com grande senso comum e bom juízo. A família Chavoin era muito unida, e a infância de Jeanne-Marie era segura e tranqüila, mesmo sendo os tempos da Revolução Francesa.  
     Pelo temperamento ela era extrovertida e a ação era para ela segunda natureza. Sendo a filha do alfaiate respeitado da aldeia (Théodore Chavoin), e acostumada a encontrar as pessoas na alfaiataria do pai, desenvolveu atitude aberta e amiga em relação ao povo. Ao mesmo tempo, Jeanne-Marie se sentiu instintivamente atraída a uma vida escondida de oração.  
     Nos anos de adolescência foi influenciada por um seminarista, Jean-Philibert Lefranc, que ia a Coutouvre nas férias. Ele a iniciou na vida de oração e ela se tornou membro da Associação do Amor Divino, um grupo fundado em 1806 por Lefranc para “favorecer uma vida de oração e obras de caridade de maneira escondida”.  
     Jeanne-Marie se sentia atraída para a vida religiosa e tinha sido convidada quatro vezes a entrar em congregações religiosas existentes, mas cada vez ela recusou: estava à procura de algo menos monástico. Jean-Philibert Lefranc lhe disse: “Deus não quer que você ingresse numa congregação existente, mas numa que vai ainda ser fundada”.  
     Foi convidada a Cerdon para conversar com Jean-Claude e Pierre Colin sobre o projeto Marista. Não temos relato do que passou, mas pelo jeito ela sabia imediatamente que era este o seu lugar, e antes do fim de 1817 ela e sua amiga Marie Jotillon chegaram a Cerdon para fundar sua parte do projeto Marista.  
     Com 31 anos de idade Joana Maria tinha uma maturidade espiritual e rapidamente captou a intuição de Jean-Claude Colin. Seu temperamento e ambiente onde cresceu, tão diferente do dele, a conduziram a chegar a outras conclusões desde esta intuição fundamental.
     Jean-Claude Colin via as irmãs mais enclausuradas ou semi-enclausuradas. Jeanne-Marie vislumbrava irmãs vivendo uma vida escondida no mundo, e no meio de atividade apostólica de muitos tipos. Esta diferença iria eventualmente levar a conflito dolorido e falta de entendimento entre os dois fundadores.


Extraido do livro Um certo caminho de Craig Larkin, sm – Tradução: Grace Ellul, sm

Nenhum comentário:

Postar um comentário