quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JEAN-CLAUDE COLIN

Jean-Claude Colin, que nasceu no dia 7 de agosto de 1790, era o oitavo filho de Jacques Colin e Marie Gonnet. Seus irmãos eram Claudine, Jean, Mariette, Sebastien, Jeanne-Marie, Pierre, Anne-Marie (que morreu ao nascer) e Joseph.  
A irmã mais velha, Claudine, foi à madrinha do Jean-Claude, e seu irmão, Jean, seu padrinho, assim o nome dado foi Jean-Claude. Seus pais eram donos de um pedaço de terra que cultivavam, e durante o inverno se ocupavam tecendo. O lar no qual Jena-Claude nasceu era um lugar seguro e carinhoso como todos os lares comuns de Les Barbery onde moravam, levando em conta que eram os tempos perturbados pela Revolução Francesa.  
A Revolução e a Constituição Civil do Clero levaram a uma ruptura na Igreja, separando os padres que apoiavam a Constituição daqueles que permaneceram fiéis a Roma. Uma ordem de prisão foi promulgada para Jacques Colin que tinha abertamente apoiado o pároco, Pe. Cabuchet. Jacques tinha que se esconder por um ano; a casa dele foi confiscada e todos os seus bens vendidos. Ele e sua esposa sofreram ao longo deste tempo, e em 1795 Marie Colin faleceu aos 37 anos de idade. Jacques Colin faleceu quase três semanas mais tarde, deixando os filhos órfãos.
Jean-Claude foi acolhido pelo tio paterno, Sebastien, que morava em Saint-Bonnet-le-Troncy. Sebastien era solteiro e conseguiu uma empregada, Marie Echallier, para cuidar dos filhos Colin. Esta mulher era profundamente religiosa, mas uma para quem a religião e a culpa andavam de mãos dadas.
Nestes anos Jean-Claude se tornou escrupuloso, algo que incomodou muito, mas que mais tarde na vida o tornou sensível e misericordioso em relação a pessoas que carregavam um fardo. Suas experiências na infância o deixaram com um anseio intenso de uma vida de solidão e um desejo de servir a Deus intensamente. Não conseguindo ver como fazer isso enquanto preso no mundo, decidiu satisfazer seu desejo pela solidão no estudo para o sacerdócio.
Foi no seminário maior de Saint-Irénée em Lyon que conheceu Courveille e o projeto Marista. A vida de Jena-Claude Colin é história de um homem tocado por Deus de uma maneira impressionante; um homem cujo temperamento e personalidade, transformados pela graça, o levaram a encontrar uma resposta particularmente efetiva às necessidades espirituais profundas do seu tempo.

Extraido do livro Um certo caminho de Craig Larkin, sm – Tradução: Grace Ellul, sm

Nenhum comentário:

Postar um comentário